O DESCASO COM O TEXTO NA PUBLICIDADE


ALGO QUE LI NO SITE DO ATELIÊ DE LETRAS:

ME RESPONDA, QUANDO VOCÊ VAI A UMA PEÇA DE TEATRO, VOCÊ DISCUTI
A ESSÊNCIA DA PEÇA, SEU CONTEÚDO, OU VOCÊ DISCUTI O FIGURINO DELA?

ESSA CITAÇÃO É MUITO ILUSTRATIVA - MAIS DO QUE QUALQUER DESENHO - PARA REFLETIR SOBRE O MATERIAL PUBLICITÁRIO QUE ANDA SE PRODUZINDO POR AÍ.


É MUITO CAPRICHO NA ARTE DIREÇÃO (É DE BABAR MESMO O QUE ANDAM FAZENDO), PORÉM, AS LETRAS ESTÃO INDO DE MAL A PIOR, LITERALMENTE FALTA LITERATURA. FALTA EXPRESSÃO.

UMA DAS RAZÕES AO MEU VER, É A SUPERVALORIZAÇÃO DO DIRETOR DE ARTE EM DETRIMENTO AO TRABALHO DO REDATOR. FAZ COM QUE ESTES SUMAM DO MERCADO. FINAL DA HISTÓRIA: A TAREFA DELES CAI NAS MÃOS DE QUEM NÃO TEM O DOM DA PALAVRA.

O RESULTADO ESTÁ POR AÍ NAS MÍDIAS: PEÇAS SEM ORIGINALIDADE, TEXTOS POBRES, IDÉIAS FRACAS E CONCEITOS VAZIOS...

EXPERIMENTE VER AS PEÇAS DOS ANOS NOVENTA, PERCEBA O QUANTO ELAS SÃO MAIS IMAGINATIVAS,MAIS ELABORADAS, FEITAS DE UMA NATUREZA FANTÁSTICAS INERENTES A REDATORES, PESSOAS COM BAGAGEM LITERÁRIA, INTÍMOS DAS LETRAS. oNDE ESTÃO ELES AGORA?

FORA O MEU RADICALISMO, EXACERBADO PELA EMOÇÃO DE UM DESABAFO, NÃO DEVO ESTAR TÃO ILUDIDO ASSIM, A POESIA ESTÁ DEIXANDO AS ILHAS...MAS ISSO NÃO É SÓ EXCLUSIVIDADE DAS ILHAS DE CRIAÇÃO.

Um comentário:

  1. acontece a mesma coisa com o cinema, infelizmente... hoje o esquema da indústria é outro, eles querem mais é fazer produtos padronizados, para atender necessidades e gostos médios de um público que não tem tempo de questionar o que consome... quem vai se arriscar produzindo um texto um pouquinho mais rebuscado e que possa não ser compreendido ou não despertar um reconhecimento tão grande dos consumidores? esse é o pesadelo da realidade, é bom você começar a se acostumar...

    ResponderExcluir

Comente