Pg. 172, Cap. 7 - Como Redator Sou Um Humilde Locador de Carros.


O título desta postagem poderia servir muito bem de resumo para algum capítulo da minha bibliografia não autorizada - proibida! - que jamais poderá ser encontrada nas melhores livrarias perto de você.

É o capítulo onde eu estou com 25 anos e continuo ainda sem saber o que fazer com os outros, oxalá, setenta e poucos que me restam.

Bem, a coisa está confusa por aqui, eu logo penso, logo não existo (logo não cheira bem), que o meu trabalho atual não é nada daquilo que eu esperava pra mim. E o que eu esperava? Sei lá, e digo mais, deve ter sido este o problema de não ter encontrado algo que eu considerasse a minha altura: esperar.

Creio que quando a gente deixa o destino nos guiar à rédea solta nos transformamos em um clichê de operário, nos sentindo atuantes como figurantes de um filme tipo B.

Mas não criemos pânico, chega de lamentar o leite desmamado. Parece-me que vejo uma luz no fim do túnel - que não seja uma locomotiva desgovernada, meu bom Deus.

Se essa luz for mesmo do bem, é provável que o resumo do próximo capítulo da minha bibliografia seja assim: "A volta triunfante à publicidade, Pedro e sua própria agência".

A publicidade é uma atividade que quando bem proposta é o maior barato de se fazer, caso contrário, vira mais um trabalho qualquer, e daí, posso voltar para o capítulo anterior da minha vida. Mas a idéia é andar pra frente.

No espaço de tempo em que escrevo este post se encontra ao meu lado minha irmã mais novinha, segunda série do ensino fundamental, fazendo suas tarefinhas com suas graciosas ferramentas: lápis de cor, canetinha, lápis, borracha, papel e uma imaginação fabulosa.

Os desenhos são acompanhados da diversão, ou vice-versa, se bem enxergo seu jubilante semblante. A cena me faz pensar o quanto é bom mergulhar no lúdico das coisas, inventar e criar. Se a publicidade trazer a tona um pouco dessa sensação e ainda me pagar pra isso, ótimo.
Mãe, receio dizer que a Bia não será uma fenômenal pintora, mas ela tem muito tempo ainda. Preocupantes mesmo são os meus receios.


Bem, tomara que o carinha aqui volte a fazer jus ao nome do blog. E sendo redator publicitário, que eu possa beber e lavar minha alma nas fontes de inspirações, idealizações, criações, produções e outros tantos “ões” que pra gente que gosta de "viajar" é um travel check infinito. Infinito.

7 comentários:

  1. Olha, entendo bem seu "dilema", somos dois aqui em casa seguindo rumos diferentes do planejado.
    Até porque na publicidade, esta cidade ainda está atrasada, você terá muito tempo ainda para expor sua criatividade (que no meu humilde julgamento, é grande!)e será visto e lembrado, com uma possível biografia autorizada...hehehehhe.
    Obrigada por mais um comentário, e vivamos esta vida de letras e sonhos!

    ResponderExcluir
  2. "Para ser universal, escreva sobre a sua própria rua"

    Não sei quem é o autor da frase acima e nem se ela é exatamente assim... De qualquer forma, a afirmação ilustra a principal virtude do seu texto, que é estimular reflexões sobre diversas questões universais e relevantes a partir de um relato extremamente pessoal. Acho este um caminho muito interessante, até porque acredito que a qualidade de qualquer obra é diretamente proporcional ao quanto o autor se coloca dentro dela.

    A linguagem direta e informal é outro ponto positivo, pois estebele uma intimidade com o leitor que favorece a interação com o texto. Além disso, achei que a idéia dos capítulos da biografia funcionou muito bem, assim como as sacadas mais cômicas. Resumindo: gostei bastante! hehe

    ResponderExcluir
  3. Mano veio, essa é a graça da vida, poder sonhar e bater asas, eu nem mesmo sei o que me aguarda no próximo segundo, estou adorando isso, poder sonhar em ser escritor, em ser um músico, em não ser um redator de publiciosidades pro resto dos dias. Sei lá meu amigo, as coisas andam bem quando a gente está inquieto, assim que têm graça o ser ou não ser, só assim eu consigo viver essa vida, sonhando com o dia em que eu me desvincularei de vez do patrão ou podendo ter a platéia de patrão, rsrssr, o barato é louco pedrão e enquanto o processo lento corre o importante é não deixar as outras possibilidades se esvairem por completo, sempre tento alimentar ao menos com migalhas os meus outros sonhos/planos... posso nem estar certo como a maioria das minhas revisões, mais eu acho um tesão poder errar pra aprender meu irmão ... da-lhe reticências...

    ResponderExcluir
  4. o que importa é que como blogueiro-escritor está excelente!
    abração

    ResponderExcluir
  5. 81385051, será você um trasgo!?

    ResponderExcluir
  6. O meu caso é na Arquitetura. rs
    Money que é good e nóis num reve. =P

    ResponderExcluir
  7. Deve ser crise de redator. Só pode. Passo exatamente pelo mesmo. O tesão da propaganda virou tensão. A paixão virou um porre sem hora pra acabar.
    Tinha tudo para ser a minha maior realização, o que eu sempre sonhei. E uhm. Não foi. E hoje preciso do repouso para pensar e traçar melhor o caminho.
    É difícil.
    Continue escrevendo, porque isso é a única coisa que não devemos desistir.

    abs

    ResponderExcluir

Comente