José Maria e a [Insert random bullshit] da vida.

Chuva de meteoros devastando sua varanda. Chuva de dólares acumulando no seu quintal. E se tudo isso estivesse acontecendo de verdade na casa de José Maria, ele continuaria ali, indiferente. Que droga.

Acredito que para Deus, Zé é uma verdadeira falta de respeito com o espaço, com os metros cúbico de carne, de energia, de matéria e espírito que o universo lhe reservara.

Como podem as pessoas irem tão fundo assim? E ainda por cima continuarem cavando o poço sem fundo. A que ponto de degradação chega a condição humana. Um corpo de três dias jogado numa vala passaria uma melhor impressão do que a de José estirado em sua cama.

O que lhe restava após mais um final de semana desperdiçado no sofá, era uma bela de uma ressaca existencial. Seja lá o que isso for - confessou a si mesmo ao adentrar nesses aspectos filosóficos da vida que a sua vã filosofia insistia em alimentar para desespero seu próprio.

E agora, a sensação de vazio nessa manhã de segunda, enche a sua cabeça de desespero, tristeza, e Zé quer chorar mas não consegue. Chora Zé, por favor, vai te fazer bem - se aconselha. Grande conselho. Você é grande Zé. Você é o maior do mundo. Seus olhos umedeceram.

Absolutamente nada planejado para o dia que começava. Por Deus, chora Zé, chora. Uma lágrima está ameaçando sair dos seus olhos marejados, combina com marujo, já sonhou em ser um, a lágrima caiu.

Tinha vocação pra ser sonhador, pra sair do chão precisava pouco e quem o conhecia sabia dos seus delirantes pensamentos a respeito de qualquer coisa. Mas parece que esses requisitos não são levados muito em consideração pelo mercado, por isso quando pensou colocar esse “diferencial" no seu currículo, foi logo se censurando graças a uma intervenção do seu raro bom senso.

Podia exprimir opinião de uma gama de assuntos, era um generalista nato. E quando viajava, no segundo melhor sentido da palavra, tinha mil idéias imaginativas, parecia que a loucura lhe soprava aos ouvidos e as conversas passavam a fluir no encanto das entrelinhas.

Essa facilidade com o mundo das idéias não lhe trazia tantas benefícios, muito pelo contrário, acabava distorcendo a realidade, a crua e sem sal realidade que todos acabamos tendo que aprender a lidar, ele não lida, tem um contra gosto dos infernos.

Que solidão Zé. "Solidão é larva... Que cobre tudo..." Vê se liga pra alguém Zé.

Um comentário:

  1. "Chora Zé!"
    Ressaca existeencial, excelente.
    O texto me passou aquela realidade que tentamos não ver.
    Indubitavelmente relevante.

    ResponderExcluir

Comente