Vendo um dedinho da publicidade que é feita dá pra imaginar o resto

Comecei a buscar referências na WEB para criar um comercial televisivo para o dia das mães (eu detesto datas comemorativas, e ainda mais a propaganda para elas, mas isso é outra história) para um supermercado, cliente aqui da agência onde trabalho.
E nessa caça por material criativo na internet, que me desse alguma inspiração, constatei o que muitos interados do mundo da publicidade já sabem décor e salteado. É impressionante o baixíssimo nível de originalidade e principalmente a capacidade de ser arrojada dos comerciais brasileiros.
Eles vivem mofados no lugar comum e continuam a fazer a propaganda com conceitos ultrapassados de persuasão dos anos 90, feita para as pessoas que ainda achavam interessante ficar assistindo as ‘criativas’ propagandas no intervalo comercial.
E cheguei a essa conclusão ao estudar algo realmente novo para ser dito no dia das mães, provavelmente não há. Não adianta querer agradar com histórias que tentam, sofrivelmente, ser comovedoras, querendo ganhar o coração das pessoas, isso é ridículo, não adianta, não se consegue desse jeito, simplesmente porque é impossível ser simpático nos tempos de hoje aos olhos do consumidor médio.
Vi esses dias uma propaganda do banco real tentando lamentavelmente ser comovedora – uma mulher entra em um pavilhão onde estão expostas imagens gigantes dela e de sua família -, um fracasso na minha percepção.
E sabe a razão disso? È porque ela não deixa de ser propaganda, e ninguém mais hoje no mundo se emociona com uma propaganda, afinal essa publicidade interrompe o que você estava assistindo, não dá para agüentar, esgotou-se, as pessoas não suportam mais a propaganda como vêm sendo feita, mesmo com o público não sabendo disso, não tendo a menor noção que não gosta, mas ele irá superar essa pré-história comercial, já esta quase lá.
Nesse panorama que vem se impondo precisamos reinventar o modo de enviar mensagens publicitárias. Exige da gente, criação de novas degustações para o público ou ele não irá aprovar e muito menos provar.

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